O que todo RH vai avaliar em você

Independente da sua profissão, algumas questões sempre serão consideradas por profissionais de seleção. Este artigo tem o objetivo de te ajudar a entender mais a cabeça de um(a) recrutador(a)

Primeiro, o papel do recrutador vai muito além de receber currículos e escolher aquele que tem maior experiência. Esse profissional precisa entender as necessidades da empresa e encontrar o candidato que melhor se encaixa na cultura corporativa. Ele age como um “caça-talentos” e deve perceber nos entrevistados sutilezas que indiquem qual deles é o ideal para determinada vaga. Claro que, para fazer isso, os recrutadores sempre levam em consideração alguns pontos específicos, como:

Pontualidade: é o primeiro ponto a ser avaliado. É claro que ninguém está livre de imprevistos mas, ao sentir que não irá conseguir cumprir com o que foi combinado, já comunique com antecedência. Avisar sobre um possível atraso mostra compromisso e consideração pelo tempo que a empresa reservou para você. Já um atraso significa que o tempo dá outra pessoa vale menos que o seu, ou até falta de comprometimento e organização pessoal.

Comportamento: também na entrevista muitos recrutadores levam em consideração como você se dirigiu a recepcionistas e a outros candidatos, por exemplo. Além da educação, postura, e vocabulário, que pesa bastante negativamente se você fala muitas gírias ou palavrões. Brincadeiras exageradas, intimidades ou conversas extremamente pessoais também não são legais.

Aparência profissional: sabe-se que todos julgam pela aparência e também por critérios relacionados à higiene pessoal. O tipo de roupas utilizadas também em entrevistas podem ser pontos a serem avaliados por profissionais de recrutamento e, sobretudo, além do estado físico também pode ser observada a aparência “emocional” do candidato, por exemplo não sendo muito motivador um candidato com cara de cansaço, desânimo e etc. Neste caso, a primeira impressão conta e muito. Esse tipo de análise pode ser perigosa, pode despertar questões profundas sobre racismo, julgamento estético e outros tópicos sensíveis com relação à diversidade. Pouco a pouco, essas avaliações têm se tornado mais inclusivas, todavia é importante lembrar que elas existem (e torcermos sempre para que estas não excluam pessoas de forma discriminatória)

Currículo: o único ponto que é observado antes da entrevista. E, obviamente são cotados se você tem os requisitos necessários para a vaga, mas a aparência do cv também. Se for de papel, o estado sujo ou limpo, amassado e dobrado ou em um envelope, tudo significa o cuidado que você tem com as suas próprias coisas. Também a qualidade do cv, se é objetivo, se tem as informações necessárias, se está atualizado, se for por meios virtuais, um bom layout, uma boa impressão visual é bastante agradável.

Durante a entrevista com o recrutador, não tenha medo de falar sobre o que você aprendeu e o que mais te interessa na área. Demonstrar interesse e desejo pelo emprego é muito notado positivamente. Às vezes podem ocorrer surpresas boas, como conseguir uma outra vaga que seja melhor para o seu perfil, ter uma possibilidade de negociação no salário, e etc. Conhecimentos extras que poderão também ser aproveitados talvez sejam a sua carta na manga.

Também é levado em consideração aspectos da sua vivência profissional que não são necessariamente ligados a  fatores técnicos. Por exemplo, como você trabalha em grupo, se é persistente, flexível, acomodado, como reage a mudanças, de que forma lida com grandes responsabilidades, se funciona sob pressão, frustração, liderança, etc. Tudo isso que tem muito a ver com o que, de fato, você passou no seu dia a dia profissional em experiências anteriores, ou até caraterísticas suas mesmo. É pensando em como você enfrenta esses desafios e em como se comporta no dia a dia que o recrutador saberá se você se encaixa ou não no perfil de profissionais da empresa e no perfil da própria vaga.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Entre em nossa lista e receba conteúdos:

Artigos recentes:

O que todo RH vai avaliar em você

Independente da sua profissão, algumas questões sempre serão consideradas por profissionais de seleção. Este artigo tem o objetivo de te ajudar a entender